Minerais
Grupo da Barita
PbSO4
Ortorrômbico
Bipiramidal rômbica (Rhombic Dipyramidal)
Normalmente maciça, nodular, estalactítica ou em massas compactas e/ou granulares. Também ocorre como camadas ou bandas sobre galena. Frequentemente ocorre como cristais com hábito muitas vezes semelhante aos da barita, mas de hábito mais variado. Os cristais podem ser prismáticos paralelamente a qualquer um dos eixos e, com frequência, mostram muitas formas com desenvolvimento complexo. Os cristais são tipicamente alongados com seção transversal romboédrica, prismáticos, estriados verticalmente, tabulares ou equidimensionais.
Três direções de clivagem, uma direção boa {001}, uma distinta {210} e uma menos distinta {010}, com a clivagem prismática formando ângulos de 76º16’.
conchoidal
quebradiço
Laranja, Azul, Verde, Branco, Violeta, Amarelo, Incolor, Cinza
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
2,5 3,0
6,10g/cm3 6,38g/cm3
Incolor
muito forte positivo (+)
Biaxial
positivo (+)
Mineral produto de alteração de sulfetos de Pb (principalmente galena). É um mineral supérgeno comum na zona de oxidação de depósitos de chumbo, formada normalmente pela oxidação da galena, seja diretamente na forma de sulfato, caso em que as camadas concêntricas de anglesita rodeiam um núcleo de galena; seja por uma solução intermediária e recristalização subsequente.
Ocorre associado à cerussita, leadhillita, lanarkita, caledonita, linarita, brochantita, malaquita, mimetita, piromorfita, wulfenita, massicot, gipsita, enxofre e galena.
0,017
60° 75°
Opaco, Transparente
Branco
adamantino, resinoso, vítreo