Minerais
CaSO4
Ortorrômbico
Bipiramidal rômbica (Rhombic Dipyramidal)
Tipicamente maciço, granular, nodular ou fibroso. Ocorre formando massas granulares a compactas, maciças e/ou em camadas. Também ocorre como agregados fibrosos divergentes e paralelos. Os cristais são tabulares paralelamente a {010}, {100} e {001} ou equidimensionais com face pinacoidal grande; alongados ao longo de [001] ou [001], com mais de 40 formas registradas. Possui geminação lamelar sobre {101}. Simples ou repetida em {011}, comum; de contato em {120} (rara).
Quatro direções de clivagem, duas direções perfeitas {001} e {010}, uma menos perfeita {100} (ortogonais) e uma boa a imperfeita {001}, rendendo fragmentos pseudo-cúbicos.
irregular, estilhaçada
quebradiço
Marrom, Branco, Azul claro, Incolor, Cinza, Rosa
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
3,0 3,5
2,89g/cm3 2,99g/cm3
Incolor
moderado positivo (+), fraco positivo (+)
Biaxial
positivo (+)
Mineral encontrado em rochas sedimentares (principalmente evaporitos) associados a domos de sal e a rochas carbonáticas calcárias e dolomíticas. Pode ocorrer em cavidades de basaltos. Normalmente forma-se pela desidratação do gipso. Pela absorção de umidade transforma-se em gipso com aumento de volume. Pode aparecer também em veios hidrotermais e pegmatitos; rochas ígneas, depósitos de fumarolas, em chaminés hidrotermais de fundo oceânico. Também pode ser um produto de alteração de depósitos minerais hidrotermais.
Ocorre associado à gipsita, halita, silvita, polialita, dolomita, calcita, magnesita, celestita e enxofre.
0,040 0,047
36° 45°
Transparente, Translúcido
Branco, Cinza pálido
nacarado, gorduroso, vítreo