Minerais
Grupo da Barita
SrSO4
Ortorrômbico
Bipiramidal rômbica (Rhombic Dipyramidal)
Fibroso, ripiforme, lamelar, terroso, maciço ou granular. Forma cristais bem formados, tabulares finos a grossos; tabulares segundo a base ou alongados paralelamente a [100] ou [010], com desenvolvimento dominante dos prismas de primeira e segunda ordens; podem ser piramidais com {122}, {011}, {102}. Os cristais que são alongados segundo o eixo “a” terminam frequentemente, na parte da frente por quatro faces de desenvolvimento quase iguais, consistindo em duas faces do prisma de terceira ordem e duas do prisma de segunda ordem.
Três direções de clivagem, uma direção perfeita {001}, uma boa {210} e uma fraca {010}, sendo que a clivagem prismática forma ângulo de 75º50’.
irregular
quebradiço
Vermelho, Azul, Marrom, Branco, Amarelo, Incolor, Cinza, Preto, Rosa
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
3,0 3,5
3,9g/cm3 4,0g/cm3
Incolor
moderado positivo (+)
Biaxial
positivo (+)
Mineral de origem principalmente sedimentar sin-diagenético, juntamente com halita, anidrita e gipsita (em evaporitos). Forma nódulos ou estratos contínuos em rochas sedimentares especialmente associado ou no interior de corpos de anidrita e calcários, ocorrendo em depósitos de sal, gipsita ou argilas. Tipicamente preenchendo fissuras e cavidades resultantes de precipitação da migração de águas contendo estrôncio em rochas carbonáticas. Forma-se também por processos hidrotermais aparecendo em veios metalíferos como mineral de ganga, especialmente associado a depósitos de Pb e Zn. Ocorre também em veios hidrotermais em rochas máficas vulcânicas associada a analcima, natrolita, apofilita e celedonita. Altera-se para estroncianita, calcita, witherita, quartzo, calcedônia, barita e enxofre (alguns dos quais podem ser pseudomorfos).
Ocorre associado à halita, anidrita, gipsita, estroncianita, calcita, dolomita, fluorita, analcima, natrolita, apofilita e celadonita.
0,008 0,011
50° 51°
Transparente, Translúcido
Branco
nacarado, vítreo