Minerais
CaSO4.2H2O
Monoclínico
Prismática (Prismatic)
Maciço, forma massas susceptíveis de clivagem ou granulares. Lenticular em rosetas. Forma lentes ou bandas. Os cristais são aciculares a prismáticos curtos e grossos, lamelares a tabulares segundo {010}. Podem ser grosseiramente estriados ‖ [001]; curvados ou dobrados; fibrosos segundo o eixo “c” ou prismáticos. Frequentemente possui geminação sobre (100), com forma de ponta de flecha, e também sobre (101). Os geminados são comuns tendo como plano geminado o pinacóide frontal, do que resulta muitas vezes geminados com a forma de cauda de andorinha.
Quatro direções de clivagem, uma direção perfeita {010} e três menos perfeitas a imperfeitas {100}, {101} e {̅111}, (̅111) ∧ (101) = 66º10’.
conchoidal, estilhaçada
flexível, inelástico
Vermelho, Marrom, Branco, Amarelo, Incolor, Cinza, Preto, Castanho, Rosa
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
1,5 2,0
2,31g/cm3 2,32g/cm3
Incolor
fraco negativo (-)
Biaxial
positivo (+)
É o sulfato mais comum. Forma-se em evaporitos, particularmente em depósitos de sal marinhos e solos formados diretamente sob evaporação ou desidratação da anidrita. Formado pela reação entre ácido sulfúrico e rochas carbonáticas em depósitos oxidados de sulfetos; pela ação de gases vulcânicos sulfurosos (fumarolas) em rochas contendo Ca, normalmente como produto de hidratação da anidrita; forma-se pela decomposição (oxidação) de sulfetos; em veios hidrotermais sulfetados de baixa temperatura e pressão. Ocorre como eflorescencias em minas e espeleotemas em cavernas.
Ocorre associado com calcário, folhelhos, margas e argilas junto a halita, celestita, calcita, aragonita, anidrita, dolomita e enxofre.
0,009 0,010
58°
Transparente, Translúcido
Branco, Incolor
nacarado, subvítreo, vítreo