Minerais
Grupo da Hematita
α-Fe2O3
Polimorfo da maghemita
Trigonal
Escalenoédrica hexagonal (Hexagonal Scalenohedral)
Normalmente granular. Pode ser fibro-radial e/ou em agregados fibrosos, massas reniformes, botroidais ou estalactíticas. Colunar, terroso, oolítico, concrecionário. Os cristais são romboédricos com ou sem pinacoide basal, prismáticos a placoides (pseudo-hexagonais), raramente escalenoédricos com estriações triangulares em {0001} e {10̅11}. Os cristais podem ser tabulares espessos e delgados, formando rosetas. As arestas das placas podem ser biseladas com formas romboédricas. Possui geminação de penetração {0001} ou com {10̅11} como plano de composição; também lamelar em {10̅11}.
Sem clivagem
pode exibir perfeita partição basal {0001} e romboédrica {10̅11}.
irregular, subconchoidal
elástico, quebradiço
Cinza, Preto, Cinza aço
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
5,0 6,0
5,20g/cm3 5,26g/cm3
Cinza, Vermelho, Branco, Cinza aço
extremamente forte positivo (+)
Uniaxial
negativo (-)
Mineral formado por processos sedimentares, metamórficos (regional e de contato), hidrotermais (produtos de fumarolas e veios hidrotermais ou pneumatolíticos) e magmáticos. É um mineral acessório comum em rochas ígneas félsicas; mineral tardio em sublimados vulcânicos, e em veios hidrotermais de alta temperatura. Um produto de metamorfismo de contato. Um cimento comum em rochas sedimentares e um mineral importante em oólitos de formações ferríferas. Pode alterar-se para goethita e transformar-se em magnetita, siderita, pirita, etc.
É um mineral comum. Ocorre associado à ilmenita, rutilo, magnetita, quartzo, piroxênios, anfibólios, hidróxidos de ferro, carbonatos, etc.
0,2800
Opaco, Transparente
Marrom avermelhado, Vermelho cereja
metálico, fosco, submetálico