Minerais
Grupo da Turmalina
(Na,Ca)( Fe2+,Fe3+,Mg,Al,Li)3(Al,Fe3+,Cr3+,Mg)6(BO3)3Si6O18(O,OH,F)4
(Fórmula Genérica do Grupo)
Trigonal
Piramidal ditrigonal (Ditrigonal Pyramidal)
Normalmente ocorre com hábito prismático com 3, 6 e 9 faces (geralmente com um prisma trigonal dominante e um prisma hexagonal de segunda ordem), com seção basal triangular a “arredondada”. Normalmente com estrias verticais (paralelas ao eixo “c”). Os prismas são terminados via de regra por um pédio e por pirâmides trigonais. Pode ocorrer como massas colunares compactas, maciças e como agregados (podem ser radiais, paralelos, etc.). Geminação rara.
sem clivagem ou quando apresentam é muito fraca segundo {11̅20} e {10̅11} (muito difícil de observar, mesmo em lâmina delgada)
conchoidal, irregular
quebradiço
Vermelho, Azul, Verde, Verde escuro, Incolor, Preto, Rosa
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
7,0 7,5
2,90g/cm3 3,41g/cm3
Incolor, Azul, Rosa, Amarelo, Castanho, Verde, Marrom, Verde azulado
forte, ausente
moderado positivo (+)
Uniaxial
negativo (-)
A “turmalina” é um mineral muito comum (a turmalina mais comum é a schorlita). É comum em rochas metamórficas (metamorfismo regional), ocorrendo em metassedimentos (xistos, filitos, paragnaisses, etc.), em turmalinitos, ortognaisses, migmatitos, etc. Também é comum em rochas ígneas (granitos, pegmatitos, em alguns riolitos, etc.) e em sedimentos como mineral detrítico; em veios hidrotermais de alta temperatura e greisens; filões de quartzo; em skarnitos, etc. Altera-se para muscovita, biotita, lepidolita; clorita, sericita e caulinita pela ação de soluções pneumatolíticas e/ou hidrotermais. Pode aparecer também em placeres. É um mineral acessório muito comum em rochas metapelíticas e outros sedimentos aluminosos ricos em boro (sedimentos marinhos).
Ocorre associada as micas, clorita, feldspatos, quartzo, anfibólios, piroxênios, etc.
0,021 0,035
Transparente, Translúcido
Branco, Incolor
resinoso, vítreo