Minerais
Grupo das Zeólitas
Triclínico, Ortorrômbico, Tetragonal, Hexagonal, Isométrico, Trigonal, Monoclínico
Bastante diverso; muitas zeólitas possuem hábito fibroso, fibro-radial, prismático e colunar; poucas exibem hábitos equidimensionais.
Vermelho, Branco, Amarelo, Incolor
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
1,5 5,0
2,0g/cm3 3,0g/cm3
Incolor
ausente
moderado negativo (-), fraco negativo (-)
Biaxial
positivo (+), negativo (-)
São quase sempre de origem secundária, formando-se pela hidratação de silicatos de Al, Ca e Na, principalmente dos feldspatos, da nefelina, leucita, da sodalita e outros aluminossilicatos. Encontram-se, na natureza, em cavidades amigdaloidais, preenchendo fendas e cavidades, em fraturas e em veios de rochas de muitos tipos, especialmente nas rochas magmáticas básicas; também em granitos e gnaisses e em rochas sedimentares (autigênicos). Ocorrem, ainda, nos depósitos de fontes termais e no fundo dos oceanos. São minerais secundários e, no caso de metamorfismo de baixo grau ou diagênese elevada, encontram-se, de forma característica, em cavidades e veios, em rochas ígneas básicas ou disseminadas em arenitos, arcósios e grauvacas anquimetamorfisados.
Usualmente, acham-se associadas aos minerais calcita, prehnita, pectolita, apofilita e datolita. Podem ocorrer associados a nefelina, leucita, sodalita, feldspatos potássicos, plagioclásios, piroxênios, etc.
Transparente, Translúcido
Branco
nacarado, ceroso, gorduroso, vítreo
1,5