Minerais
ZrSiO4
Tetragonal
Bipiramidal ditetragonal (Ditetragonal Dipyramidal)
Muito comum como cristais prismáticos, com seção basal quadrada, terminados por bipirâmide. Em alguns casos quando as faces da bipirâmide predominam, faces de prisma podem estar ausentes. As formas mais comuns são: prismas tetragonais {100} e {110} e bipirâmides tetragonais {111}. Também pode ocorrer como grãos irregulares. Maciço. Pode apresentar geminação sobre {101}.
clivagem prismática indistinta {110} (dificilmente observada).
conchoidal
quebradiço
Vermelho, Azul, Verde, Marrom, Amarelo, Incolor, Cinza
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
7,5
4,6g/cm3 4,7g/cm3
Incolor, Castanho, Amarelo claro, Marrom
muito forte positivo (+), extremamente forte positivo (+)
Uniaxial
positivo (+)
É um mineral acessório comum em rochas ígneas ácidas, pegmatitos, carbonatitos, xistos, gnaisses e em rochas sedimentares deles derivados (em conglomerados, arenitos, siltitos, etc.). É comum em areias de praias e rios. Também ocorre em meteoritos. Mineral de origem ígnea (formado por cristalização magmática, sendo em muitos casos um dos primeiros minerais a se formar). Também pode ser formado por processos metamórficos, de temperatura moderada a alta e processos hidrotermais ou pneumatolíticos. Como é um mineral muito resistente a processos químicos e físicos e possui elevado ponto de fusão, resiste a processos metamórficos de alto grau (em muitos casos, até mesmo a processos de migmatização e anatexia), o que permite, em muitos casos, o desenvolvimento de zoneamentos (sobrecrescimento).
Ocorre associado a feldspatos, anfibólios, micas, quartzo, etc. Por ser muito resistente ao intemperismo e ter densidade bem superior ao dos silicatos mais comuns, concentra-se nos sedimentos detríticos e pode gerar concentrações economicamente explotávies por processos fluviais e marinhos, em associação com ilmenita, rutilo, magnetita, monazita etc.
0,042 0,065
Opaco, Transparente
Branco
adamantino, resinoso, gorduroso, vítreo