Banco de Dados

Por letra do alfabeto
Baixar em PDFBaixar em PDF

GRUPO DA HUMITA (Humite Group)

Minerais

Classe

Silicatos

Subgrupo

Grupo da Humita

Fórmula

C2m+1(ZO4)n.(H)o

Fórmula Geral

Sistema

Ortorrômbico, Monoclínico

Classe cristalográfica

Piramidal rômbica (Rhombic Piramidal), Bipiramidal rômbica (Rhombic Dipyramidal), Prismática (Prismatic)

Hábito

Normalmente as humitas tem hábito granular ou maciço; os cristais são raros, prismáticos, tabulares ou complexos. A condrodita, a clinohumita, a leucofenicita e a sonolita podem apresentar geminação simples ou lamelar segundo {001}.

Clivagem

Não apresentam clivagem ou possuem clivagem indistinta {001}, que não é bem marcada mesmo em seção delgada.

Cor

Cor em lâmina

Incolor, Amarelo claro, Amarelo dourado, Marrom, Verde amarelado

Gênese

É um grupo de minerais com paragênese muito limitada e, com raras exceções, a sua ocorrência está restrita a carbonatitos e a calcários e dolomitos submetidos a metamorfismo e metassomatismo, e também a escarnitos, no contato com rochas plutônicas ácidas.

Minerais com os quais ocorre associado

Ocorre associado à flogopita, espinélio, magnetita, grossulária, wollastonita, forsterita, monticellita, diopsídio, calcita, grafita, pirrotita, cuspidina, flúor-borita, ludwiguita, dolomita, talco, biotita, espinélio, vesuvianita, sanidina, meionita, nefelina, brucita, serpentina, córindon, etc.