Minerais
Au
Isométrico
Hexaoctaédrica (Hexoctahedral)
Normalmente ocorrem como massas irregulares (pepitas), dendríticas, na forma de retículos, fios, placas, escamas e, às vezes, em grupos de cristais arborescentes, alongados na direção de um eixo de simetria ternário, ou achatados paralelamente a uma face de octaedro. Os cristais bem formados são raros podendo aparecer como octaedros, menos frequentemente rombododecaédricos e ocasionalmente cúbicos, também alongados ‖ [111]. Possui geminação comum {111}, comumente repetida para dar agregados reticulados e dendríticos.
Sem clivagem.
serrilhada
dúctil, séctil, maleável
Branco, Prata, Amarelo claro, Vermelho cobre, Amarelo ouro
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
2,5 3,0
19,3g/cm3
Amarelo ouro, Branco, Creme
Normalmente ocorre associado a rochas ultramáficas/ultrabásicas (greenstones belts) e a magmatismo ácido resultante de consumo de crosta oceânica ou de fusão parcial de protólito com anomalia positiva deste elemento. Nos veios e filões está normalmente associado a quartzo, carbonato ferrífero e/ou sulfetos (arsenopirita, pirrotita, pirita, tetraedrita, calcopirita e menos frequentemente galena e esfalerita), em ambiente metamórfico típico de fácies xisto verde. Como o ouro não se oxida e dificilmente é solubilizado, ele constitui depósitos secundários residuais (eluvião) e sedimentares (coluviões e aluviões ou pláceres). A concentração do ouro nos aluviões resulta de sua alta densidade, que possibilita a separação do ouro mecanicamente das areais e cascalho mais leves do leito das drenagens.
Ocorre associado à pirita, arsenopirita, pirrotita, calcita, ankerita, turmalina, quartzo, calcopirita, altaíta, scheelita, etc.
Opaco
Amarelo
metálico