Biotita-clorita-muscovita gnaisse retrometamorfisado do Grupo Araxá (DAW)

Biotita-clorita-muscovita gnaisse com pseudomorfos de granada e albita.

Classe de coloração

Leucocrática

Quartzo (±35%); Plagioclásio (±30%); Muscovita (±15%); Clorita (±10%); Biotita (± 5%).

Opacos (± 2%); Apatita (± 1%); Epidoto (± 1%); Allanita (< 1%); Turmalina (traço); Titanita (traço); Zircão (traço).

Estrutura é xistosa com a foliação ondulada, desenhando dobras abertas e formas lenticulares, típicas de corte yz de tectonito SL a LS. A textura é dominantemente lepidoblástica, com domínios subordinados granoblásticos sacaroidais a granolepidoblásticos. A granulação média é da ordem de 500 µm, aparecendo alguns pseudomorfos de granada com 3 mm de diâmetro e palhetas de muscovita com mais de 3 mm de comprimento.

A rocha não apresenta características denotativas da origem, a raridade de zircão sugere origem sedimentar bem distal ou material magmático pobre em zircônio, que foi metamorfizado em condições de fácies anfibolito a xisto verde. O metamorfismo pré- a cedo- desenvolvimento da foliação foi de fácies anfibolito com temperatura mínima da ordem de 600ºC e com o desenvolvimento da foliação ocorreu retrometamorfismo atingindo o patamar superior da fácies xisto verde (cerca de 450ºC) e o calor residual e percolação de fluido possibilitou apagar totalmente os defeitos do quartzo gerados pela deformação, além de provocar a transformação total de granada para biotita e clorita.