Biotita-muscovita gnaisse tonalítico do Grupo Araxá (DAW)

Biotita-muscovita gnaisse tonalítico xistoso com granada, clorita e hornblenda.

Classe de coloração

Leucocrática

Plagioclásio (±35%); Quartzo (±30%); Muscovita (±12%); Biotita (±10%).

Granada (± 4%); Clorita (± 3%); Anfibólio (± 2%); Apatita (± 1%); Opacos (± 1%); Turmalina (± 1%); Epidoto (± 1%); Allanita (<1%); Zircão (traço).

Estrutura foliada com a foliação ondulada desenhando dobras abertas e difusas lentes na secção de corte YZ e textura dominantemente lepidoblástica, inequigranular com os maiores cristais atingindo cerca de 2 mm de diâmetro e a granulação média é da ordem de 400 µm e os contatos são lobulados entre os tectossilicatos e retos ou pontiagudos entre estes e os filossilicatos.

Pode tratar-se de sedimento grauvaqueano, ou material de origem magmática de composição andesítica submetido a metamorfismo de fácies anfibolito, com temperatura mínima da ordem de 600°C, com leve retrometamorfismo sin-tardi-cinemático que adentrou a porção superior da fácies xisto verde. A temperatura residual confinante e o tempo possibilitaram a eliminação quase total dos defeitos gerados pela deformação nos cristais de quartzo e feldspatos.