Rochas
Conglomerado é uma rocha formada por clastos rolados de tamanho superior a 2 mm, agrupados por um cimento, formando um depósito consolidado. Segundo Suguio (1980), a classificação dos conglomerados é a mesma usada para os arenitos. O objetivo da classificação é diferenciar as rochas com base em propriedades como textura, maturidade e proveniência. Podem ser classificados ainda como ortoconglomerados ou paraconglomerados, de acordo com a proporção entre cimento/matriz e clastos presentes na rocha.
Os clastos dos conglomerados são de litologia variada, podendo aparecer seixos e calhaus de rochas plutônicas, eruptivas, sedimentares e metamórficas.
Segundo Suguio (1980), as características granulométricas são sempre muito parecidas: granulação muito grossa; grande números de classes texturais nas frações grossas; caráter polimodal dos seixos; deficiência de materiais da classe dos grânulos (de 2 a 4 mm); caráter em geral unimodal dos arenitos intercalados; distribuição log-normal das frequências granulométricas das areias; correlação do material conglomerático e espessura das camadas.