Filito do Grupo Araxá (DAW)

Filito ou xisto fino com biotita e turmalina.

Classe de coloração

Mesocrática

Quartzo (±48%); Muscovita fina (±45%)

Biotita (± 4%); Turmalina (± 2%); Hidróxidos/óxidos (pseudomorfos) (± 1%)

Estrutura orientada de aspecto filítico com filetes de quartzo granular de espessuras normalmente inferior a 150 µm, concordante, semi-concordante e discordante, localmente desenhando dobras tanto os concordantes como os discordantes, sugerindo corte YZ. A textura é lepidoblástica de granulação fina com média da ordem de 30 a 40 µm, com os maiores cristais de quartzo, que estão nos veios, raramente atingindo 300 µm na maior dimensão. Aparecem alguns pseudomorfos euedrais a subedrais de textura poiquiloblástica que chegam a atingir 500 µm na maior dimensão ou diâmetro.

Rocha de provável origem marinha, sedimento pelítico possivelmente plataformal de água profunda, ambiente redutor, que foi submetido a metamorfismo progressivo, atingindo o ápice na zona da biotita (xisto verde médio a superior) no final do processo deformacional. Com base nesta evolução pode-se sugerir que o material em foco foi cavalgado por uma sequência metamórfica de maior temperatura, possibilitando o aumento de pressão e de temperatura com o passar do tempo (equilíbrio do grau geotérmico).