Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert

Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert

Banco de Dados

Voltar aos resultados
Por letra do alfabeto

Fonólito

Categoria

Rochas

Classificação

Rocha microcristalina, efusiva, cujo nome se deve ao som ressonante quando a rocha é golpeada com um martelo. A alteração supérgena desta rocha origina a bauxita. Seu correspondente intrusivo é o feldspatoide (foid) sienito. O tinguaíto é considerado uma variedade hipoabissal de fonólito, com feldspato alcalino, nefelina, com ou sem outros feldspatoides, biotita e egirina, o que caracteriza a textura tinguaítica.

Trata-se de uma rocha intermediária, insaturada, potássica, peralcalina, miasquítica (apenas feldspatoides) ou agpaítica (se tiver máficos sódicos).

Classe de coloração

Leucocrática

Mineralogia essencial

feldspato potássico (sanidina ou ortoclásio), feldspatoides (nefelina, leucita, sodalita, analcita), piroxênio sódico (egirina, egirina augita), hornblenda, biotita e raros plagioclásios (albita, oligoclásio).

Minerais acessórios

titanita, apatita, córindon, zircão, magnetita, óxidos de ferro, astrofilita, rinkita, giannitita.

Texturas e microestruturas

Estrutura: compacta, fluidal. Textura: hipovítrea a holocristalina, afanítica a subfanerítica, de granulação vítrea a fina, equigranular ou porfirítica. A relação geométrica dos cristais é hipidiomórfica e a articulação entre os cristais é irregular, gerando trama maculada, hialofilítica ou pilotaxítica.