Banco de Dados

Por letra do alfabeto

Fosforita da Formação Ponta Grossa (MS)

Rochas

Família

Fosforitos

Classificação

Fosforita ferruginosa rica em filossilicatos detríticos.

Mineralogia essencial

Fosfato (±60%); Filossilicatos finos (±15%); Óxidos/hidróxido de ferro (±15%)

Minerais acessórios

Quartzo (<5%); Carbonato (<5%); Outros minerais (<1%)

Texturas e microestruturas

Estrutura anisostrópica marcada principalmente pela disposição mais ou menos isorientada de delgadas e minúsculas palhetas de filossilicatos, que chegam a desenhar difusas trilhas paralelas. A textura é lutítica formada por uma massa criptocristalina constituida basicamente por fosfato que engloba delgadas palhetas de filossilicatos com comprimentos normalmente inferiores a 60 µm, raramente atingindo 90 µm, dispostas de forma dispersa e mais ou menos homogeneamente; pontuações formadas por agregados de óxidos hidróxidos subesférica a elíptica com leve isorientação com dimensões médias da ordem de 15 µm, podendo atingir cerca de 80 µm; minúsculos cristais e/ou agregados microcristalinos de carbonato (normalmente inferiores a 30 µm) e poucos grãos detríticos de quartzo com granulação inferior a 30 µm.

Gênese

Os aspectos mineralógicos, estruturais e texturais sugerem que a deposição ocorreu em ambiente de baixa energia, através de precipitação gravitacional de partículas finas, com predomínio de delgadas palhetas de filossilicatos sobre os outros minerais detríticos a exemplo do quarto. Juntamente com esta deposição aparenta ter ocorrido a precipitação química de fosfato de cálcio (fosforita), juntamente com hidróxido de ferro e pouco carbonato. Durante a diagênese ocorre a migração do ferro gerando pequenos aglomerados de minúsculos cristais, formação de pequenos aglomerados e cristais de carbonato e possivelmente a formação de illita a partir de argilominerais detríticos.