Rochas
Calcita ou dolomita
Dependendo da composição da rocha original pode ocorrer: wollastonita, diopsídio, clinozoisita, tremolita, forsterita, vesuvianita, flogopita, epidoto, grossulária, titanita, quartzo, e plagioclásio. Outros acessórios comuns são: magnetita, pirita, pirrotita.
As texturas variam consideravelmente, com granulação variando de fina a média. Em alguns mármores os grãos de carbonato estão dispostos em mosaico granoblástico equigranular, porém, os grãos aparecem com contatos denteados com maior frequência. Os tipos inequigranulares são constituídos por grãos grossos alotriomórficos, irregulares disseminados em um mosaico de granulação mais fina. Nos tipo em que os silicatos são relativamente mais abundantes, a textura pode ser porfiroblática, ou ainda, estes minerais se concentrarem em bandas delgadas.
Podem se formar por metamorfismo de contato ou regional de calcários e dolomitos. Os tipos de contato podem adicionar por metassomatismo H2O (tremolita, brucita, serpentina), F (apatita, flogopita, vesuvianita), B (turmalina, axinita) e S (pirita e pirrotita).