Banco de Dados

Por letra do alfabeto

Metarritmito da região de Caldas Novas (GO)

Rochas

Classificação

Metarritmito com arenito arcosiano, lamito e argilito.

Classe de coloração

Mesocrática

Mineralogia essencial

Quartzo (±40%); Muscovita/sericita (±35%); Feldspato (±10%); Biotita (±10%)

Minerais acessórios

Opacos/hidróxidos (± 1%); Turmalina (± 1%); Titanita (< 1%); Pseudomorfos (< 1%); Zircão (traço)

Texturas e microestruturas

Rocha de estrutura bandada com foliação (xistosidade fina a clivagem ardosiana) disposta obliquamente ao bandamento. A textura no domínio mais micáceo é lepidoblástica e nos outros domínio granoblástica a transicional entre as duas, em função da maior ou menor concentração de filossilicatos. A granulação média é inferior a 100 µm e os maiores cristais raramente atingem mais de 300 µm de comprimento.

Gênese

Rocha de origem sedimentar marinha composta por intercalação de arenito muito fino com quantidade variada de matriz, intercalado com níveis de lamito e de argilito. Essa sequência rítmica foi metamorfizada em fácies xisto verde, zona da biotita, e possivelmente dobrada gerando uma foliação bem desenvolvida nos leitos mais argilosos e pouco pronunciada nos mais arenosos, que é obliqua ao bandamento (flanco de dobra?). Nos estágios finais da deformação ocorre a mobilização de sílica formando filetes de quartzo dispostos discordantemente com a foliação e bandamento. A geração dos pseudomorfos deve ter sido supérgena.