Metassiltito da região de Caldas Novas (DCN)

Biotita-muscovita/sericita metassiltito arcosiano.

Quartzo (±70% ); Feldspato alcalino (±13% ); Muscovita/sericita (±10% )

Biotita (± 5% ); Opacos e hidróxidos de ferro (± 1% ); Turmalina (< 1% ); Zircão (traço)

Na secção de corte a estrutura é levemente orientada com a orientação dada pela orientação estatística dos filossilicatos finos e vênulas concordantes compostas por quartzo granular. Cortando a estrutura aparece filete composto essencialmente por quartzo glandular, com espessura entre 350 e 400 µm, sendo que este filete também mostra deformação e dobramento com a foliação geral sendo plano axial, indicando que o feio formou-se nos estágios tardios do desenvolvimento da foliação. A textura é dominantemente granoblástica de granulação fina com média inferior a 100 µm.

Sedimentos psamítico arcosiano a subarcosiano, fino com matriz argilosa, possivelmente, depositado em ambiente marinho plataformal submetido a metamorfismo de baixo grau fácies xisto verde, zona da biotita.