Turmalina quartzito da região de Caldas Novas (GO)

Turmalina meta arenito ou turmalina quartzito.

Classe de coloração

Leucocrática

Quartzo (±87%); Turmalina (±10%)

Hematita (± 2%); Muscovita/sericita (± 1%)

Estrutura orientada, com a orientação marcada pela elongação de grãos de quartzo e principalmente pela matriz que forma uma malha orientada. A textura é granoblástica relativamente equigranulares, com contatos lobulados, com restos de textura psamítica com pouca matriz intergranular. Os maiores grãos atingem cerva de 900 µm, na maior elongação e a média é da ordem de 350 µm.

Rocha de origem sedimentar, com pequena quantidade de matriz argilosa, praticamente sem minerais pesados e sem evidência da presença de feldspatos, que durante a deposição foi afetada por fluidos hidrotermais, ou mais provavelmente durante o metamorfismo de baixo grau recebeu fluidos ricos em boro, gerando a massa de turmalina intersticial. A hematita deve estar relacionada a gênese da turmalina.