Minerais
Grupo dos Feldspatoides
NaAlSiO4 ou (Na,K)AlSiO4
Hexagonal
Piramidal hexagonal (Hexagonal Pyramidal)
Granular, compacto, maciço. Forma cristais tipicamente malformados. Em rochas efusivas e hipoabissais pode ocorrer como prismas bem formados, com seis ou doze lados, terminados por pinacóide {0001}. Os cristais são prismáticos, ocorrendo sob a forma de cristais euédricos e, apresentam seções retangulares ou hexagonais, às vezes com estrutura zonada. O hábito dos cristais bem formados é semelhante ao hábito de cristais de apatita. Possui geminação {10̅10}, {33̅65} e {11̅22}.
Duas direções de clivagem fraca {10̅10} e {0001}.
subconchoidal
quebradiço
Branco, Amarelo, Incolor, Cinza
Modelos 3d e código HTML5 cedidos por www.smorf.nl
5,5 6,0
2,55g/cm3 2,66g/cm3
Incolor, Cinza
fraco positivo (+), fraco negativo (-)
Uniaxial
negativo (-)
Mineral de cristalização em magmas alcalinos insaturados em sílica, tanto em rochas efusivas, hipoabissais e plutônicas (como sienitos, gnaisses, álcali gabros, etc) formando-se também por metassomatismo (nefelinização) e resultado de reações de magmas básicos e alcalinos (contaminação) por sedimentos ricos em Na e Ca. A nefelina ocorre frequentemente alterada, e os produtos de alteração habituais incluem a analcima, cancrinita, sodalita e as zeólitas fibrosas (natrolita e thonsonita). A nefelina também se altera para uma mica incolor, possivelmente paragonita, cujo plano basal está frequentemente orientado paralelamente à clivagem {0001} da nefelina.
É o feldspatoide mais comum. Ocorre associado ao feldspato potássico, plagioclásio, piroxênios sódicos, anfibólios sódicos, leucita, olivina, augita, diopsídio.
0,003 0,005
Opaco, Transparente
Branco
vítreo, graxo