Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert

Museu de Minerais, Minérios e Rochas Heinz Ebert

Coleção de minerais

Coleção de minerais

A primeira coisa a se fazer para montar sua primeira coleção de materiais geológicos é decidir quais os itens que você irá querer ter em sua coleção. Por exemplo, existem pessoas que querem ter uma coleção de todas as Espécies Minerais que existem no Planeta Terra. Uma coleção destas exige muita pesquisa e pode sair caro, além de ser trabalhosa de obter e de cuidar. Mas também existem pessoas que escolhem objetivos mais modestos: colecionar tipos diferentes de areias de praia, por exemplo. A areia de uma praia é composta por vários minerais, além das conchinhas e carapaças de animais, e são constituintes interessantes que podem dizer muitas coisas sobre o lugar em que foram coletados. Também é possível fazer uma coleção das rochas que são encontradas nas cidades que visitamos quando saímos de férias, ou uma coleção de seixos com formas curiosas, como formas de letras ou de animais.

Minerais são os compostos químicos que constituem as rochas e os solos e, portanto, podem ser encontrados em todos os lugares, com maior ou menor dificuldade, de acordo com seus Ambientes de Formação. Por exemplo, quem mora no centro-oeste do Estado de São Paulo, terá maior facilidade de encontrar Rochas Sedimentares, enquanto pessoas que moram no sul do Estado de Minas Gerais terão maior facilidade em encontrar Rochas Metamórficas. Cada uma destas rochas tem uma composição de minerais própria e característica, que é associada à sua Gênese. Então, é importante saber que quem mora no sul do Brasil dificilmente encontrará no campo uma amostra de cianita, mas pode ter facilidade em encontrar zeólitas, por exemplo. Mesmo assim, todas as coleções podem ser representativas, bonitas e interessantes.

Uma vez definido de quais objetos será composta a nossa coleção, podemos passar para as próximas etapas, que serão a busca por estes objetos, a coleta, a identificação e a criação das Fichas de Coleção. Vamos imaginar que nossa coleção será composta pelos minerais que nós pudermos encontrar no nosso Estado. Poderia ser uma coleção de todos os minerais que pudermos encontrar na nossa cidade, no Brasil, ou nas nossas viagens de férias.

Cada objeto na nossa coleção será chamado de Amostra, pois ele será uma pequena parte que representará um conjunto de rochas ou minerais semelhantes a ele. As amostras podem ser classificadas por tamanho, e nossa coleção pode ser composta de amostras de um determinado tamanho. Amostras em miniatura têm menos de um centímetro de tamanho; amostras de gabinete têm até cinco centímetros de tamanho. Amostras de mão têm o tamanho de um punho fechado, e amostras de exposição ou de vitrine têm mais de 20 centímetros de comprimento. Existem pessoas que colecionam apenas amostras em miniatura.

Pense em como serão armazenadas as suas amostras, pois algumas podem ser muito delicadas e precisarão de embalagens próprias para guarda-las, enquanto outras podem ser muito grandes ou pesadas para guardar em uma caixa de sapatos. Também pense em como irá classifica-las depois de adquiridas: amostras em miniatura são muito fáceis de guardar, mas podem ser difíceis de conservar, caso você queira por exemplo testar suas Propriedades Físicas. Amostras maiores são mais adequadas para testar, mas podem ser difíceis de guardar.

De qualquer forma, se nossa intenção for colecionar amostras de minerais bonitos, existem formas de comprar peças dos mais variados tamanhos, tanto em lojas especializadas quanto pela internet. Mas para qualquer compra, tome cuidado com as imitações e falsificações, e às vezes até mesmo com o desconhecimento do vendedor sobre o assunto: é comum encontrar no mercado amostras de minerais para venda que estejam avaliadas com um preço muito maior do que realmente valem, sejam cortadas e polidas para dar a falsa impressão de uma forma natural, ou que tenham sido tingidas artificialmente. Também por falta de conhecimento é comum encontrar pedras que tenham sido nomeadas de forma incorreta. Em caso de dúvida, consulte um Guia de Determinação de Minerais ou um especialista.

Após todos os cuidados necessários terem sido verificados, vamos classificar nossas amostras. Comece pelas Propriedades Físicas básicas, e use um Banco de Dados sobre Minerais e Rochas para ajuda-lo nesta tarefa.

PASSO-A-PASSO: CLASSIFICANDO OS MINERAIS DA SUA COLEÇÃO  (em breve)