Geologia para crianças

É verdade que os continentes se movem?

Sim, é verdade! Ao longo da história da Terra, as massas de terra que formam os continentes se movimentaram bastante, e continuam se movendo até hoje. Esse movimento é chamado de Deriva Continental. Os continentes se movimentam porque eles estão em cima de uma camada chamada litosfera, que flutua livremente sobre uma camada quase líquida chamada de manto. Como o planeta Terra gira ao redor do Sol e ao redor de si mesmo, estas placas acompanham parcialmente estes movimentos e flutuam umas em direção às outras seguindo a convecção (movimento de subida do líquido quente e descida do líquido frio) que ocorre nas camadas mais internas da Terra. Esta teoria foi inventada no início do século XX, mas levou muito tempo para os cientistas acreditarem que ela era verdade. Mas existem algumas provas de que os continentes se movimentam, e uma delas é ver como a América do Sul se encaixa bem na costa leste da África. Isso, e mais evidências magnéticas, de fósseis e de rochas, quer dizer que em algum momento no passado, estes dois continentes já estiveram unidos um ao outro, e depois se separaram.