Rochas sedimentares são aquelas formadas pelo acúmulo de materiais transportados e posteriormente depositados em uma Bacia Sedimentar. Os materiais transportados podem ser minerais isolados provenientes diretamente de rochas intemperizadas, fragmentos de rochas com um ou mais minerais constituintes, minerais gerados a partir de processos pedogenéticos, restos de animais e plantas, e também elementos químicos presentes na forma de íons em corpos aquosos.
A formação de rochas sedimentares implica em termos gerais no estabelecimento de quatro processos consecutivos:
O intemperismo atuante pode ser físico ou químico, ou uma combinação de ambos os fatores. O intemperismo físico implica em processos mecânicos de cominuição da rocha fonte, como os efeitos da dilatação e da retração de materiais submetidos a temperaturas sucessivamente quentes e frias, impactos ou tráfego intenso. O intemperismo químico, por sua vez, implica em processos que removam íons da rocha fonte, frequentemente gerando novos minerais a partir daqueles afetados pelos processos químicos. Processos pedogenéticos frequentemente implicam em forte intemperismo químico.
Os processos de transporte são processos de diferentes intensidades energéticas que ocorrem na superfície do planeta, e que são determinantes para a construção da paisagem. Atuando nos principais ambientes que favorecem o transporte de sedimentos, temos os processos gravitacionais, fluviais e eólicos.