02/09/2017

APE – um curta descompromissado, mas muito instrutivo

Tags: , , ,

por Cibele Montibeller

O curta-metragem “Ape” (macaco, em tradução direta), criado por Eustace Ng e Anita Yen, é uma animação muito bem-feita em stop motion, que se propõe a mostrar a evolução dos seres humanos a partir de um ancestral arborícola (um macaquinho, na visão das criadoras). Embora não possa ser interpretado de forma muito literal, Ape demonstra em menos de 2 minutos como as escolhas genéticas determinaram as mudanças que fizeram dos hominídeos um sucesso em termos de evolução. É uma dica interessante para trabalhar em sala de aula, discutindo os mecanismos da evolução, embora seja necessário complementá-lo com algum tipo de material expositivo. Embora não muito “completo” em termos de significado, pode abrir leques diferentes de abordagem, como a abordagem da evolução morfológica, da evolução das ideias, das habilidades e da capacidade de registrar fatos, dos mecanismos de evolução por adaptação ou por aptidão, ou mesmo discussões sobre Evolucionismo e Criacionismo.

Assista de forma descompromissada, e divirta-se!