Quem Somos

O Museu de Minerais, Minérios e Rochas “Prof. Dr. Heinz Ebert” é um espaço de exposições situado no Departamento de Petrologia e Metalogenia (DPM) do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE), pertencente à Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP).

Situado no município de Rio Claro-SP, nas dependências do Departamento de Petrologia e Metalogenia da Universidade Estadual Paulista, o Museu Heinz Ebert é referência no interior paulista por seu acervo diversificado e pela grande afinidade com as atividades de ensino e extensão, que atraem pessoas de todas as idades. A infra-estrutura do museu conta com saguão de exposição, salão de exposição, laboratórios didáticos e um extenso acervo de pesquisa, a nossa Litoteca.

A estrutura de gestão do Museu Heinz Ebert consiste de um chefe/responsável, que também atua como curador e museógrafo, e um vice-chefe/responsável que atua como administrador. Por muitos anos, o Museu contou com o trabalho de um Assistente de Suporte Acadêmico, cuja função consistia na organização e conservação do acervo, e atendimento aos visitantes, cargo este que foi extinto após a aposentadoria do último servidor que executou esta função.

Para garantir seu correto funcionamento, o atendimento integral aos visitantes, e as atividades didáticas, o Museu Heinz Ebert pode contar esporadicamente com a presença de voluntários, alunos bolsistas e estagiários, além da valiosa ajuda voluntária de funcionários técnico-administrativos e auxiliares acadêmicos.

O Museu foi criado para dar suporte às disciplinas de Mineralogia, Petrologia e Geologia Econômica do Curso de Geologia, mas teve seus objetivos expandidos nas últimas duas décadas para o ensino, pesquisa, extensão e divulgação das Geociências. O seu acervo é composto por peças de exposição e por coleções didáticas e de pesquisa de minerais, rochas e minérios, incluindo seções delgadas e polidas, de várias partes do Brasil e do mundo, além de modelos mineralógicos e mapas geológicos provenientes das coleções de pesquisa.

O Museu recebe visitas de grupos escolares, grupos de atividades socioeducativas, pessoas com necessidades especiais e do público em geral, de segunda a sexta, das 8h às 11h e das 14h às 17h. Grupos com mais de cinco pessoas e com intuito didático são recebidos mediante agendamento. Agende sua visita aqui.