O Museu

O Museu de Minerais, Minérios e Rochas “Prof. Dr. Heinz Ebert” está localizado no Departamento de Petrologia e Metalogenia (DPM) da Unesp, no município de Rio Claro (SP). Seu espaço é constituído por dois saguões de exposição, um salão de exposição e um hall de visitantes, que fazem parte da estrutura do Departamento, além de um galpão independente (Litoteca) e quatro espaços didáticos localizados nas Centrais de Aula do Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE).

O salão de exposições possui 140 m2, e abriga parte da reserva técnica e cerca de 300 peças geológicas de exposição permanente. Os saguões de exposição ocupam XX m2 na parte inferior e XX m2 na parte superior do DPM, e são dedicados a exposições temáticas semi-permanentes, ou seja, com mobilidade de objetos em exposição. O hall de visitantes consiste em uma área comum aos dois departamentos de Geologia (Departamento de Petrologia e Metalogenia e Departamento de Geologia Aplicada), com XX m2, e está sendo preparado para abrigar coleções e mostras temporárias, objetos de apelo tátil, peças artísticas, e um centro de recepção a visitantes.

Outras estruturas independentes pertencentes ao Museu Heinz Ebert são a Litoteca e os Laboratórios Didáticos. A Litoteca abriga coleções de pesquisa, materiais didáticos diversos, materiais de reposição para aulas e cursos e a maior parte da reserva técnica do Museu Heinz Ebert. É principalmente um depósito de materiais utilizados na produção científica da universidade, constituindo um acervo do conhecimento gerado pelos docentes e discentes na área de Geociências, e o acesso a suas dependências e materiais é obtido apenas para fins de pesquisa e mediante autorização. Já os espaços didáticos consistem na ordenação de estantes-arquivo em quatro salas de aulas do Bloco Didático GI (IGCE/UNESP – Rio Claro), nos quais estão dispostos materiais geológicos catalogados e ordenados de acordo com a finalidade, divididos entre minerais, rochas, exemplares de feições estruturais, e suítes representativas de minas ou jazidas. Seu uso é exclusivamente didático, principalmente em aulas de conteúdo geocientífico do ensino superior, médio e fundamental, e o acesso é obtido apenas para esta finalidade, também mediante autorização e apresentação do plano de ensino da disciplina.