Prof. Dr. Antonio Misson Godoy

O Prof. Dr. Antonio Misson Godoy nasceu em 24 de maio de 1955, em Tanabi, município da Mesorregião de São José do Rio Preto, no estado de São Paulo. Ingressou no curso de Geologia da UNESP de Rio Claro no ano de 1973, trabalhando em iniciação científica com o Prof. Dr. Heinz Ebert, na área de mineralogia e petrologia, e formando-se por esta instituição no ano de 1976.

Já em 1978, iniciou seu mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), orientado pelo Prof. Dr. José Humberto Barcelos, e finalizado com o título “MAPEAMENTO GEOLOGICO DO GRUPO BAURU NO ESTADO DE SAO PAULO, ATRAVÉS DE IMAGENS LANDSAT” em 1982.

Durante esse período, em 17 de julho de 1980, foi contratado pela UNESP para ministrar as disciplinas de petrologia, dando início a sua carreira de docência.

Concluiu seu doutorado na USP em 1989, sob o tema “CARACTERIZAÇÃO FACIOLÓGICA, PETROGRÁFICA E GEOQUÍMICA DOS MACIÇOS SOROCABA e SÃO FRANCISCO-SP”, orientado pelo Prof. Dr. Mario Cesar Heredia de Figueiredo e sua Livre Docência em 2003, sob o título “ESTUDOS GEOLÓGICOS DAS ROCHAS GRANITÓIDES E METAMÓRFICAS E SUAS APLICAÇÕES COMO ROCHAS ORNAMENTAIS E DE REVESTIMENTO”

Atualmente, é Professor Titular da UNESP de Rio Claro (e até pouco tempo atrás Chefe do Museu de rochas e minerais Heinz Ebert – maio de 2001 até maio de 2015), ministrando as disciplinas Petrologia Magmática, Petrologia Metamórfica e Mapeamento Geológico de Áreas Cristalinas, para os alunos de graduação, e a disciplina Microscopia de Rochas Magmáticas, para a pós-graduação Suas áreas de pesquisa envolveram, principalmente, a granitogênese, geoquímica e metamorfismo das regiões de Sorocaba, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e, em trabalhos mais modernos, no Vale do Ribeira; secundariamente, o estudo de rochas ornamentais e de revestimento.

Além de inúmeros artigos, resumos publicados em congressos, capítulos de livro, projetos e trabalhos em geral, o professor dedicou grande parte de sua carreira de docência a orientação de alunos de graduação e pós-gradução. Destaca-se, aqui, dentre esta vasta contribuição, os projetos realizados em prol da restauração, reestruturação e modernização do Museu Heinz Ebert (1998-2000 e 2015-2016), que permitiram não somente a reorganização e engrandecimento do espaço físico, como a construção deste espaço virtual.