Prof. Dr. Antenor Zanardo

O Prof. Dr. Antenor Zanardo nasceu em 05 de janeiro de 1954, em Laranjal Paulista, interior do Estado de São Paulo. Ingressou no curso de Geologia da UNESP de Rio Claro no ano de 1975 e, até o ano de sua formatura, em 1979, teve como mentor o Prof. Dr. Heinz Ebert, à época professor da UNESP e responsável pelo Museu de Minerais e Rochas desta instituição. Em 1980, iniciou sua pós-graduação na Universidade de São Paulo, sob orientação do Prof. Dr. Marcos Aurélio Farias de Oliveira, no mesmo ano em que ingressou na Universidade Estadual Paulista como professor efetivo, iniciando sua carreira de docência.

Concluiu seu doutorado na UNESP em 1992, também sob orientação do Prof. Dr. Marcos Aurélio Farias de Oliveira, com o tema “ANÁLISE PETROGRÁFICA, ESTRATIGRÁFICA E MICROESTRUTURAL DA REGIÃO DE GUAXUPÉ-PASSOS-DELFINÓPOLIS (MG)”, que durante muitos anos foi seu carro-chefe de pesquisa. Também atuou intensamente no desenvolvimento do Polo Cerâmico de Santa Gertrudes-SP, prestando consultoria a empresas de produção e de mineração na região de Rio Claro, trazendo de volta seu interesse desde a adolescência pela produção de artefatos cerâmicos.

Durante seu período de docência, participou de mais de 200 bancas de concursos e de trabalhos finais, orientou mais de 100 trabalhos de iniciação científica, graduação e pós-graduação, e publicou mais de 300 trabalhos entre artigos, capítulos de livros, resumos, e produções bibliográficas de outras naturezas. Encerrou sua carreira como professor livre docente do Departamento de Petrologia e Metalogenia da UNESP de Rio Claro, atuando na graduação como professor de Mineralogia, e na pós-graduação como professor de mineralogia, metamorfismo e caracterização cerâmica, tendo se aposentado em 2014.